terça-feira, 2 de agosto de 2011

TPM: você pode se controlar!

Amigas, primeiramente desculpa por não ter postado ontem, mas volta às aulas, sabe como é... Não me acostumei ainda com ter o que fazer o dia todo, kkk. Não tive quase tempo pra mim. Para compensar vocês, eu vou fazer dois posts hoje: o que seria o de ontem e o de hoje. Vamos começar com o de ontem, que por direito teria que vir primeiro. Hoje o nosso tema é TPM.
----------------------------------------------
Minha amiga me sugeriu que eu falasse sobre as várias maneiras de se controlar na TPM, que ao contrário do que muitos dizem NÃO foi inventado para que nós mulheres nos passássemos por malucas. TPM existe sim! Mas nós podemos controlá-la.
Estou me sentindo ridícula escrevendo sobre isso, já que eu sou a pessoa mais descontrolada que eu conheço, e não preciso estar na TPM para perder a cabeça por bobagens, já é do meu cotidiano fazer isso, HAHA' Mas, mesmo não tendo experiência nenhuma na prática, vamos na teoria ok?
Primeiramente o que é a TPM?
- TPM (Tensão pré menstrual)  é o período pré menstrual, que o seu corpo está se livrando de toda a preparação que fez para receber o "bebê" que não veio, e nessa remoção, sempre rompem alguns vasos sanguíneos, que vem através da menstruação. Durante essa remoção, nosso corpo pode reagir de várias maneiras. O que vem à tona é a sensibilidade. Tudo que nos encosta machuca, tudo o que falam nos ofendem, mas é só uma forma de "reação" por tudo o que está acontecendo 'lá dentro... Sem mais explicações, está ficando nojento :s
Deu pra entender?
Com tanta coisa acontecendo no nosso corpo, ficamos sensíveis, e muitas vezes irritadas.


- Como controlar a raiva e a irritação causadas pela TPM?
É imbatível comigo: contar regressivamente à partir do dez (eu faço isso sempre que estou prestes a perder à cabeça). 10, 9, 8, 7, 6 (começo a me acalmar), 5, 4, 3 (realmente aliviada, e não mais irritada), 2, 1 (nem me lembro por que é que eu estava aborrecida). É imbatível, sempre! Mas COMIGO. Existem outras maneiras de relaxar. Inspire, expire. Faça isso dez vezes, acalma de verdade! Outra forma: evite olhar nos olhos de quem te irritou (isso geralmente piora a situação), se possível, saia de perto até que se acalme.
Uma coisa para NUNCA fazer: perder a paciência e fazer escândalo. Môbem, ninguém aqui quer dar mais motivo ainda para que as mulheres fiquem com fama de loucas, ou querem? Independente de quão grave seja a situação, não se esqueça: você é uma DAMA. Não pode se rebaixar à toa.
Se você for uma pessoa mais tranquila no seu dia-a-dia, tem que prestar mais atenção ainda com a sua TPM, porque todo mundo vai perceber sua mudança repentina de humor.


Agora, nós que somos mais estressadas, sofremos de um mal maior ainda: a depressão da TPM.
Como uma pessoa que já é irritada normalmente vai ficar irritada na TPM também? Cada pessoa reaje de uma forma diferente à TPM, algumas meninas tem a SORTE de não sofrer com ela; mas nós que sofremos, temos que saber como disfarçar.
Quem fica irritada ainda é um pouco mais fácil do que quem fica deprimida (tipo eu...)
Tudo que as pessoas falam faz você chorar, ou ter uma vontade enorme de chorar, e parece que tudo e todos estão conspirando contra você... É assim mesmo!


Sintomas da TPM:
- Irritabilidade,
- nervosismo, 
- hiper sensibilidade emocional, 
- agitação, 
- raiva, 
- insônia, 
- dificuldade de concentração, 
- depressão, 
- sensação de cansaço, 
- ansiedade, 
- baixa auto-estima, 
- ataques de choro.

Mais de 3 é TPM, com certeza!
Bom, agora já sabem mais ou menos o que é, como identificá-la e como controlá-la.
Espero ter ajudado.
Beijos :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário