sábado, 8 de outubro de 2011

O que eu vou ser quando crescer?

São tantos sonhos, tantas oportunidades, tantas opções, que a gente fica até confusa. Desde pequenas os mais velhos vem sempre coma  mesma pergunta: "O que você vai ser quando crescer?" As respostas são as mais variadas. Quando somos muito pequenas, as respostas são as mais improváveis, como princesa, famosa, rica, e por assim vai. Quando vamos crescendo e amadurecendo, vamos pensando nisso com outra cabeça, outra mentalidade, e vamos vendo que essa pergunta por mais que na maioria das vezes sejam feitas a crianças, é séria, e muito. Escolher uma profissão, muito mais do que simplesmente escolher o que você quer fazer, é uma escolha de vida. Eu tenho amigas que acham que já escolheram o que querem, mesmo sendo um pouco cedo para pensar nisso, mas como dizem, quanto mais cedo melhor. Eu acho que não tem idade para pensar nisso, mas quanto mais cedo começamos a pensar, mais vezes mudamos de opinião. Eu desde que comecei a pensar nisso até hoje, já mudei de profissão umas 1.478.582.369.254.369.782 vezes. Minhas opções variaram de professora a médica, passando por arquiteta, engenheira, dentista, médica, psicóloga, jornalista e assim vai. A nossa profissão exige que nosso perfil se encaixe com ela. Imaginem só um médico com cabelos coloridos em estilo punk. Alguém sinceramente iria confiar em se consultar com ele? É disso que eu estou falando. Existem vários testes vocacionais que dizem quais profissões se encaixam com a personalidade da pessoa. Na maioria das vezes ele é confiável, mas se você quer levar ele muito a sério, faça mais as vésperas de prestar um vestibular ou escolher a faculdade, porque não é muito bom levar em conta para a sua vida um teste que você fez quando tinha doze anos. Sua personalidade muda muito até a idade da faculdade, quando você está passando da fase da adolescência para a fase adulta.
Pense bem, veja suas opções, veja as possibilidades; mas principalmente: nunca faça algo que não lhe agrada para agradar aos outros.


P.s.: O melhor teste vocacional, recomendo para todas:
http://testevocacional.guiadoestudante.abril.com.br/
Não esqueça de fazer login para salvar os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário